TIPO DE TRABALHO |
CUSTO |
Resumo/Revisão/Pesquisa Bibliográfica |
MZN 450,00 |
Relatório de Estágio |
MZN 3 150,00 |
Planos/Projectos de Negócios/Pesquisas |
MZN 6 250,00 |
Monografias ou TCCs |
MZN 17 360,00 |
Dessertações ou Teses |
MZN 28 670,00 |
*Slide de Apresentação |
MZN 1 110,00 |
Saiba mais sobre os conceitos de Trabalhos Académicos/Trabalhos Escolares
Cada tipo de trabalho acadêmico tem uma estrutura e objetivos próprios. Mas todos são importantes para produção e transmissão de conhecimento científico.
Os trabalhos acadêmicos fazem parte do dia a dia de todos os estudantes, seja na graduação ou na pós-graduação.
Os trabalhos acadêmicos estão por todos os lugares, tanto no que você lê, quanto no que você produz na faculdade.
Existem alguns tipos de trabalhos que servem para encerrar ciclos, como o TCC. Outros, são utilizados apenas como forma de avaliação e de produção de conhecimento, como as pesquisas bibliograficas e os relatórios.
O que é trabalho acadêmico?
Como o próprio nome sugere, trabalhos acadêmicos são os trabalhos que circulam no meio acadêmico. O ambiente acadêmico é o ecossistema que compreende toda a produção científica das instituições de Ensino e Aprendizagem.
Tipos de trabalhos acadêmicos
Cada tipo de trabalho tem uma estrutura, um nível de complexidade e um objetivo próprio. Por essa razão, você precisa conhecer os tipos e saber diferenciá-los. Só assim você vai saber como escrever sua pesquisa de forma adequada para cada situação.
- Trabalho de Pesquisa Didática/Universitária
Trabalhos Didáticos ou Trabalhos Universitários
Alguns autores utilizam termos diferentes para trabalhos escolares universitário realizados ao longo do curso. Porém, entendemos que trabalhos didáticos e trabalhos universitários possuem significados e tipologias semelhantes, portanto são considerados sinônimos.
Os trabalhos didáticos são exigidos sobretudo nos cursos de graduação como tarefas da própria escolaridade, são relatórios científicos de estudos realizados pelos alunos. Ainda fazem parte intrínseca da formação técnica ou científica do estudante, já que levam os alunos a buscar, nas devidas fontes, elementos complementares àqueles adquiridos no próprio curso. Não se exige originalidade nestes trabalhos: são geralmente recapitulativos, com síntese de posições encontradas em outros textos ou em outras pesquisas. O que qualifica este tipo de trabalho é o uso correto do material preexistente, a maneira adequada de tratá-lo para que traga alguma contribuição inteligente à aprendizagem (SEVERINO, 2016).
Trabalho universitário é a atividade solicitada no decorrer de um curso sem obrigatoriedade de atender as normas técnicas cientificas e sem necessidade de catalogação. São compostos por resumos, resenhas, trabalho acadêmico disciplinar e tarefas de aula (MEDEIROS, 2019).
Trabalho Acadêmico Disciplinar
O trabalho acadêmico disciplinar pode ser dividido em:
a) Intradisciplinar
O trabalho acadêmico intradisciplinar é aquele trabalho comum solicitado pelo professor durante sua disciplina. Neste caso, se fornece um assunto ou um texto para que se estude e desenvolva uma fundamentação ainda não existente sobre um conteúdo da disciplina, a fim de que o aluno venha conhecer. É muitas vezes também apresentado em forma de seminário em sala de aula.
b) Interdisciplinar
Já o trabalho interdisciplinar envolve duas ou mais disciplinas do curso. Adequado para ser apresentado em eventos fora da sala de aula com uma exposição maior, como seminários, jornadas acadêmicas, congressos, entre outros eventos acadêmicos.
O trabalho acadêmico é dividido nas três partes básicas do corpo do trabalho: introdução, desenvolvimento e conclusão final.
Projeto de Pesquisa
Documento que apresenta o plano previamente traçado para o desenvolvimento do trabalho final. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) define projeto como descrição da estrutura de um empreendimento a ser executado e o Projeto de pesquisa como sendo uma das fases de pesquisa. É a descrição de sua estrutura (FURASTÉ, 2013).
Projeto de pesquisa é o documento que descreve todos os procedimentos necessários para a realização de uma pesquisa. O projeto de pesquisa é necessário para a obtenção de bolsas de estudo ou patrocínio de pesquisas; para ser apresentado ao orientador de uma monografia de final de curso; para o ingresso nos cursos de pós-graduação; para que o orientador seja informado a respeito da pesquisa que o candidato pretende desenvolver. As apresentações dos projetos são realizadas de forma escrita e oral (SOUZA, 2017).
O projeto de pesquisa é o principal instrumento de proposição de novas investigações científicas, especialmente contando com financiamento público ou privado, visando ao desenvolvimento de uma proposta temática, a ser executada dentro de um período de tempo determinado, para ser futuramente avaliada pela produção de resultados dos objetivos. Sua função é a de permitir a avaliação de uma proposta, avaliada pelo mérito científico nela contido, bem como, permitir o desenvolvimento da pesquisa científica, ainda no nível da formulação de hipóteses de trabalho, de objetos de pesquisa, de abordagens científicas ou de metodologias científicas. É, assim, o principal canal de entrada no universo da pesquisa científica criteriosa, institucionalizada e financiada (BITTAR, 2019).
Antes de escrever o relatório de pesquisa, o estudioso elabora um projeto de pesquisa, que inclui os elementos estruturais do texto. Durante o desenvolvimento da pesquisa, o projeto é aperfeiçoado: acrescentam-se a ele novos capítulos, novas seções: suprimem-se informações; trocam-se textos de lugar etc. projetos não são inflexíveis, camisas de forças. Na realização de um projeto de pesquisa, observa-se o estado em que se encontra o conhecimento do problema que se deseja resolver: existem outros estudos que tratam do assunto? A bibliografia a ser utilizada é atualizada? A teoria de base é adequada? O corpus estabelecido é suficiente? O quadro de referência e a metodologia escolhida são apropriados? (MEDEIROS, 2019).
Um projeto de pesquisa não deve seguir um único padrão ou um modelo ideal de planejamento, o importante é que contemple os aspectos necessários ao desenvolvimento, que seja viável de ser executado e que contenha: Formulação clara das questões que o pesquisador pretenda investigar, que podem ser abandonados, ou reformulados e até acrescidos a posteriori; Descrição detalhada da forma pela qual pretende responder e os possíveis caminhos a serem trilhados; Argumentação sobre a importância e relevância do estudo do ponto de vista acadêmico, social e para construção do conhecimento; Estabelecer as técnicas e formas de análise dos dados levantando os possíveis locais e sujeitos a serem consultados (SILVA; SILVA, 2022).
O planejamento da pesquisa concretiza-se mediante a elaboração de um projeto, que é o documento explicitador das ações a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa. Rigorosamente, um projeto só pode ser definitivamente elaborado quando se tem um problema claramente formulado, os objetivos bem determinados, assim como o plano de coleta e análise dos dados (GIL, 2022).
Projeto de pesquisa é uma das etapas do processo de elaboração, execução e apresentação dos resultados de uma investigação. O planejamento necessita de rigor, para evitar que o pesquisador, em determinada altura do trabalho, se encontre num emaranhado de dados colhidos, sem saber como dispor deles, ou reconheça desconhecimento de seu significado e importância (MARCONI; LAKATOS, 2022).
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
O TCC é um documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador (FURASTÉ, 2013).
O trabalho de conclusão de curso é parte integrante da atividade curricular de muitos cursos de graduação, constituindo assim uma inciativa acertada e de extrema relevância para o processo de aprendizagem dos alunos. Para a grande maioria, ele representa a primeira experiência de realização de uma pesquisa. Pode ser um trabalho teórico, documental ou de campo. Quaisquer que sejam as perspectivas de abordagem, atividade visa articular e consolidar o processo formativo do aluno pela construção do conhecimento científico em sua área. Embora o TCC tenha regulamentações específicas nas diversas instituições de ensino, em alguns casos, é prevista também apresentação e defesa públicas do trabalho, por banca examinadora própria, como via de avaliação final (SEVERINO, 2016).
O trabalho de conclusão de curso (TCC) é um trabalho monográfico, constituído por uma pesquisa inicial sobre um tema à escolha do aluno, sob orientação de um professor. É possível que o orientador, em diálogo com o orientado sobre a oportunidade da pesquisa, extensão do projeto, insuficiência de tempo, sugira outros objetos de pesquisa, mais apropriados ao estágio em que o orientado se encontra e à consecução de seus objetivos. O orientador funciona como membro mais experiente da comunidade científica que transfere para membros menos experientes sua experiência. No TCC, o orientado concentra-se na revisão bibliográfica, ou revisão de literatura. É um trabalho de assimilação de conteúdos, por meio de resenhas ou de confecção de fichamentos. Na introdução, o pesquisador formula claramente o objeto da investigação. Apresenta sinteticamente a questão solucionada. Na introdução, ainda apresentam-se a justificativa do trabalho e a metodologia utilizada na pesquisa, teoria base, quadro de referência (MEDEIROS, 2019).
O TCC é o primeiro passo da atividade científica do pesquisador. Algumas faculdades exigem que seus alunos realizem um trabalho científico de final de curso, geralmente denominado monografia (MARCONI; LAKATOS, 2022).
Monografia
Trata-se de um item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas. É um estudo particularizado que se faz de um determinado assunto ou tema, ou de um conjunto de aspectos de determinado assunto ou tema. É um termo genérico e utilizado de forma equivocada para diversos tipos de trabalhos científicos desenvolvidos para conclusão de cursos acadêmicos (graduação, mestrado ou doutorado) e assemelhados (FURASTÉ, 2013).
O termo monografia designa um tipo especial de trabalho científico. Considera-se monografia aquele trabalho que reduz sua abordagem a um único assunto, a único problema, com um tratamento especificado. Por isso, o uso deste termo para designar uma série de trabalhos escolares, ainda que resultantes de investigação científica, testemunha a incorreta generalização do conceito. O trabalho monográfico caracteriza-se mais pela unicidade e delimitação do tema e pela profundidade do tratamento do que por sua eventual extensão, generalidade ou valor didático. No momento, são abordadas aquelas formas de trabalho exigidas dos alunos durante os cursos de graduação e pós-graduação, mas como partes das atividades do processo didático, integrantes do processo de escolaridade. Ao contrário das dissertações, teses e ensaios, que embora possam ser trabalhos acadêmicos, são resultados de uma pesquisa ampla, profunda, rigorosa, autônoma e pessoal (SEVERINO, 2016).
Monografia é comumente definida como trabalho científico escrito que focaliza e aprofunda o conhecimento em um só tema (tratamento de um tema bem delimitado), utiliza de pesquisa e tem como objetivo apresentar uma contribuição relevante à ciência. Elas são descritivas, analíticas e a reflexão é sua tônica (HENRIQUES; MEDEIROS, 2017).
É um trabalho científico obrigatório, exigido como forma de avaliação de uma disciplina ou final de cursos de graduação, aperfeiçoamento ou especialização. Na monografia a proposta é pesquisar e escrever sobre um tema único e específico, bastante delimitado, não precisando ser inédito. A monografia, no contexto da formação acadêmica, representa o ápice de uma pirâmide em cuja base estão o método científico e as práticas de estudos eficazes. Assim, concluímos que o planejamento, a execução e a redação da monografia nos programas de graduação, além da defesa dos resultados em exame da banca, configuram um ritual de passagem, pois implicam uma ruptura com o processo de mera reprodução do já sabido, do já aprendido, e promovem crescimento e maturidade intelectual na medida em que pressupõem estabelecimento de novas relações entre o que já se sabe ou já se conhece, além de estabelecer a relação de independência existente entre os universos teórico e prático. O trabalho de monografia é elaborado com base em fontes bibliográficas que dispensam extensão em suas práticas científicas. É um trabalho técnico-científico apresentado de forma escrita e oral (SOUZA, 2017).
Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve diferenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) visando à obtenção do título de mestre. A monografia, por sua vez, é um tipo de pesquisa científica que se concentra em um tema específico. Consequentemente, não é característica somente de um TCC, mas uma necessidade dos trabalhos científicos, sejam eles dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigo científico, TCC: tratar de um tema único do início ao fim do trabalho, para que ele resulte de uma pesquisa profunda. Chamar apenas o TCC de monografia é uma impropriedade. Em relação ao uso da palavra tese para os trabalhos que objetivam o grau de doutor também pode produzir ambiguidade: em todos os trabalhos científicos se defende uma tese. Em alguns manuais de metodologia, o leitor encontra a expressão tese de mestrado, porque se trata realmente de defender uma tese, não há razão para escrever um texto científico qualquer se não se tem uma tese, um ponto de vista a defender (MEDEIROS, 2019).
Trata-se, portanto, de um estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo, que obedece a rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas também considerando todos os seus ângulos aspectos, dependendo dos fins a que se destina. Tem como base a escolha de uma unidade ou elemento social, sob duas circunstâncias: (1) ser suficientemente e representativo de um todo, cujas características são analisadas; (2) ser capaz de reunir os elementos constitutivos de um sistema social, ou de refletir as incidências e fenômenos de caráter autenticamente coletivo (MARCONI; LAKATOS, 2022)